15ª Semana de Gravidez 

Na 15ª semana de gravidez, o seu bebé é em mais ou menos do tamanho de uma laranja grande. Não pesa mais de 70 gramas e tem cerca de 11 centímetros da cabeça ao rabo.

O seu corpo deve finalmente estar a mostrar sinais de estar grávida, mas aqui está o que está a acontecer com o seu bebé e os sintomas comuns às 15 semanas de gravidez.

O que o meu bebé está a fazer?

A cada semana que passa,  o seu bebé está a começar a parecer cada vez mais com um bebé. Na semana 15, ele terá ouvidos em cada lado da cabeça e os seus olhos se moverão da lateral da sua cabeça, até a frente do rosto.

Os seus olhos começarão a tornar-se sensíveis à luz, mesmo que permaneçam fechados, ele pode agora aperceber-se da luz.

Mas o que ele faz mais na barriga? Além de gastar muito tempo a crescer, ele está a praticar a respiração, a sugar e a engolir para ganhar todas as habilidades necessárias para sobreviver no grande mundo exterior. Você ainda não sentirá, mas ele também já se move muito.

Nesta altura da sua gravidez,  o seu bebé também começará a ouvir sons silenciados do mundo exterior; os barulhos que o seu sistema digestivo faz (acredite ou não, ele encontra o poderoso consolo), bem como o som da sua voz e coração.

Veja também:

14ª Semana de Gravidez

16ª Semana de Gravidez

O que o meu corpo está a fazer?

À medida que o seu bebé continua a crescer e a desenvolver-se, você pode notar alguma constipação.

Você também pode sofrer de hemorragias nasais e dor graças ao aumento do fluxo sanguíneo para as membranas no nariz e nos seios.

Evite os quartos com aquecimento central ou ar condicionado, pois vão secar  as suas passagens nasais.

Você pode notar em torno da 15ª semana de gravidez as suas gengivas vermelhas, inchadas e duridas. Elas podem até ser propensas a sangrar quando você escova os dentes.

Culpa dos hormónios da gravidez novamente. Mais de 90% das mulheres sofrem com problemas de gengiva durante a gravidez, o que pode levar a algumas complicações desagradáveis, de modo que a prevenção é fundamental.

Você também deve ganhar mais peso à medida que o seu bebé cresce. Não entre em pânico – aponte para ganhar cerca de quatro quilos por mês.

Veja o desenvolvimento do seu bebé às 15 semanas de gravidez.

Sintomas comuns:

Azia e indigestão: agora que os enjoos matinais (com sorte) já acalmaram, pode começar a sentir azia. Se isso acontecer, tente comer várias refeições menores, em vez de três grandes.

Fraqueza ou tonturas: o sentimento de cabeça leve é ​​um efeito colateral comum durante a gravidez, à medida que os níveis de açúcar no sangue mudam. Se você se sentir fraca, sente-se e coloque a cabeça entre as pernas, pois isso impedirá que você caia e se aleije.

Varizes: falamos sobre isso na semana passada; Tanto quanto você pode odiá-las, elas são um efeito colateral normal do aumento do fluxo sanguíneo durante a gravidez. Sente-se com os seus pés para cima – isso irá manter o sangue a circular e reduz a pressão sobre as pernas.

Cérebro de gravidez: Não consigo lembrar-me onde deixei as chaves do carro? O cérebro da gravidez é uma coisa real, pois o volume de células cerebrais realmente diminui durante a gravidez. Agora é uma boa altura para usar as notas no seu telemóvel!

Cólicas e dores: medicamente referido como dor de ligamento redondo, como os músculos e os ligamentos que suportam o estiramento do útero, você pode obter dores nos lados inferiores do seu corpo.

Isso é muito normal, mas se você tiver muita dor, pode valer a pena verificar com o seu médico de família.

O que você deve fazer esta semana:

Converse com o seu médico: se tem risco de problemas genéticos ou cromossómicos, agora é hora de conversar com o seu médico de família, pois farão os testes relevantes entre as semanas 16 e 20.

25 Mitos sobre o género do seu bebé:

Batimento cardíaco baixo

Se o batimento cardíaco do seu bebé for inferior a 140 batimentos por minuto, você poderá estar à espera de um menino.

Também irás gostar de: